Fim de um mistério ou início de uma longa discussão?

O realizador de documentários canadiano, Simcha Jacobovici, afirmou na segunda-feira ter descoberto o túmulo de Cristo. A sua comunicação levantou junto da comunidade científica e teológica as minhas questões levantas por altura do “Código da Vinci”: terá Jesus tido um filho com Maria Madalena? Terá ele subido de facto aos céus? Haverá por aí um representante da sua linhagem?

Foi nos anos 80 que, ao preparar terreno para construção de apartamentos em Jerusalém, se descobriu o túmulo em questão. Porém, só em 1996 é que uma equipa da BBC tentou ligar essas descobertas com Cristo e a sua família.

De acordo com um perito em questões da religião da Universidade da Carolina do Norte nos EUA, James Tabor, foram encontradas provas académicas suficientes para aceitar as pretensões de Jacobivici. Contudo, reconheceu que o cepticismo será o sentimento dominante na interpretação dos dados apresentados, principalmente entre aqueles que acreditam na ascensão física de Cristo.

De acordo com Tabor as circunstâncias são, agora, muito diferentes daquelas do “Código Da Vinci”: “Isto é arqueologia. Temos o caixão. Temos os ossos. Acredito que possamos dizer, com razoabilidade, que Jesus teve um filho, Judah, provavelmente com Maria Madalena”, sustentou o perito.

Resultados de ADN já comprovaram que os dois ossários inscritos com os nomes Jesus e Mariamne não tinham qualquer parentesco, sendo provavelmente marido e mulher. “Talvez Jesus e Maria Madalena fossem casados como os resultados de ADN indicam e talvez a sua união fosse mantida em segredo para proteger uma potencial dinastia – um segredo mantido durante séculos”, acredita o realizador.

Dentro do túmulo os investigadores encontraram dez ossários e três crânios. Seis desses ossários tinham nomes inscritos – Jesus filho de José, Judah filho de Jesus, Maria, Mariamne, José e Mateus. O mestre em estatística da Universidade de Toronto, Andre Feuerverger, considera que, apesar de os nomes serem vulgares naquele tempo, a probabilidade de serem encontrados juntos é de 600 para 1 e, caso se encontre o ossário em falta – dos dez inicialmente descobertos apenas se conhece o paradeiro de 9 deles – e se pertencer a Jaime, irmão de Cristo, essas possibilidades aumentam para 30 000 para 1.

A Rreligião católica e diversos peritos já vieram a público desmentir os achados de Jacobovici. “É uma história bonita, mas sem qualquer prova”, remata o professor israelita Amos Kloner que estudou o túmulo aquando do documentário da BBC, em 1996.

Tal como no lançamento do livro de Dan Brown, também agora o Vaticano veio a público classificar o filme e o livro de Jacobovici como puramente ficcionais.

Se é verdade ou não, não sei. Porém, começam a ser “achados” em demasia para o Vaticano continuar a enfiar a cabeça na areia e rejeitar qualquer relacionamento entre Cristo e Maria Madalena e uma possível linha de sucessão. Não se justificaria uma investigação a sério?

Estaremos perante mais uma história do Mundo do fantástico ou terá o fantástico invadido o real?

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Diversos, Sociedade. ligação permanente.

Uma resposta a Fim de um mistério ou início de uma longa discussão?

  1. Neo diz:

    gregoracci nuda [URL=http://gregoraccinuda.bibroot.info/ ]gregoracci nuda[/URL]
    consulenza [URL=http://consulenza.bibroot.info/ ]consulenza[/URL]
    video hard donne con animali [URL=http://videoharddonneconanimali.bibroot.info/ ]video hard donne con animali[/URL]
    rai dieta [URL=http://raidieta.bibroot.info/ ]rai dieta[/URL]
    auguri frasi 50 anni [URL=http://augurifrasi50anni.bibroot.info/ ]auguri frasi 50 anni[/URL]
    sposi jpg clipart disegni religiosi [URL=http://sposijpgclipartdisegnireligiosi.bibroot.info/ ]sposi jpg clipart disegni religiosi[/URL]
    disney cars disegni [URL=http://disneycarsdisegni.bibroot.info/ ]disney cars disegni[/URL]
    topless in spiaggia immagini [URL=http://toplessinspiaggiaimmagini.bibroot.info/ ]topless in spiaggia immagini[/URL]
    listino motousate [URL=http://listinomotousate.bibroot.info/ ]listino motousate[/URL]
    vegeta e bulma video [URL=http://vegetaebulmavideo.bibroot.info/ ]vegeta e bulma video[/URL]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s