Sócrates convenceu quem?

Naturalmente, o tema dominante da entrevista de José Sócrates à RTP e RDP foi a Universidade Independente (UnI). Moderada por José Alberto Carvalho (director-adjunto de informação da RTP) e Maria Flor Pedroso (especialista em política nacional da Antena 1) esta conversa a três mostrou um Sócrates confuso, desorientado e pouco à vontade.

Sócrates procurou defender-se sem nunca ser atacado. Se o seu objectivo era acabar com as dúvidas em torno da sua licenciatura, então foi totalmente falhado. As questões colocadas foram aquelas que estavam na ordem do dia. Nunca foi posto em causa o trabalho do “aluno” Sócrates, antes tentou-se perceber algumas das incongruências que se têm levantado em torno da UNI e da forma como os graus académicos eram obtidos na universidade.

Os dois jornalistas estiveram em bom plano, evitando cair na brejeirice e no mau gosto. O profissionalismo foi evidente, mas algumas questões ficaram por responder, por clara inépcia do entrevistado: é possível pedir uma transferência para outra sem apresentar um plano de cadeiras completas – a boa-fé do estudante será suficiente? O que levou Sócrates a corrigir, manualmente, a sua biografia parlamentar em 1993? Sócrates beneficiou de tratamento especial na UnI? Se sim, era essa uma realidade costumeira na universidade? Qual o verdadeiro relacionamento de Sócrates com a imprensa e qual a extensão da sua influência sobre os jornalistas? Questões que ficaram por responder. E continua a ser legítimo discutir a natureza da licenciatura de Sócrates.

 Para ler a versão integral deste post, consultar aqui.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s