Benfiquista sofre

26793.jpgVou ser sincero. Acreditava piamente que o meu Benfica iria ganhar a Taça UEFA. Eu sei que o Sevilha e o Bremen têm boas equipas mas tinha mesmo a sensação de que o caneco era nosso. Contudo, agora sei que estava a pensar mais com o coração do que com a cabeça.

E isto porque uma equipa de futebol para ter sucesso na Europa do futebol, mesmo na Taça UEFA, tem de ter mentalidade ganhadora. Tem de procurar vencer todos os jogos e dominar todos os adversários. É preciso encarar o jogo de frente e atacar a bola com a convicção de que ninguém quer a vitória mais do que nós.

E, infelizmente, o meu Benfica não é uma equipa dessas. O Glorioso não teve ao longo de toda a época essa postura. De Viena e Barcelona, passando por Copenhaga e Manchester o Benfica nunca procurou dominar os jogos. Bastava sobreviver. Não ganhamos nenhum jogo fora de casa, e nunca o tentamos verdadeiramente. E muita gente ficou contente pelo resultado de Barcelona pelo facto de termos marcado dois golos. Perspectiva estúpida! O Espanhol é uma equipeca de meio da tabela, que luta pela manutenção e o Benfica é um dos maiores clubes do Mundo. A obrigação da equipa era chegar a Barcelona e dominar o jogo, matar a eliminatória em Espanha.

Mas isso significaria um pensamento vitorioso. Significaria jogar com intensidade e energia. E o Benfica é uma equipa leve, que deixa jogar sem incomodar muito. Razões? A fadiga, dirão alguns. Culpados? Fernando Santos, dirão outros.

Claramente, Fernando Santos tem culpa na forma desorganizada como a equipa joga, pela falta de rotatividade que impõe no plantel, pelo cansaço de jogadores chave. Existem demasiados equívocos tácticos e técnicos no clube. Mas serão todos da sua responsabilidade? A direcção tem culpas nalguns aspectos, logo na escolha de Santos para treinador.

Ora, porque se contratou Derlei? Um jogador acabado que não acrescenta nada. Como não se contrata um homem de área? Porque saiu Alcides se não há alternativa a Nelson? Porquê massacrar Léo com minutos sobre minutos, quando há Miguelito, jogador mais do que capaz de substituir o brasileiro durante alguns jogos? Já agora, porque não usar mais vezes Beto, pois se serviu para Koeman, porque não serve para rodar com Petit e Katsouranis? Se Santos não confia nos restantes jogadores, porque estão no plantel?

Enfim, uma série de erros da administração do futebol do clube que conduziram à eliminação da Liga dos Campeões – num grupo mais do que acessível – e a derrotas em Paris e Barcelona que eu nada dignificaram o clube e o futebol nacional.

Mesmo a vitória na UEFA seria apenas um mal menor porque, na verdade, o Benfica tinha obrigação de ter uma prestação mais longa na Liga dos Campeões – a equipa é mais fraca do que a do ano passado? Ou é menos bem treinada?

Nunca gostei muito de Koeman. Acho que menosprezava a história e a posição que o clube ocupa no contexto futebolístico, mas apresentava resultados na Europa. Com o engenheiro – este parece que a sério – jogamos mal na Europa, mal na Liga e nem existimos na Taça. Melhor, temos bons momentos de quando em vez, mas em termos de consistência não há nada.

O problema reside na mentalidade da equipa. E, com Santos o Benfica nunca terá um pensamento vitorioso na Europa, nunca será uma equipa de verdadeira dimensão e propensão europeia. Quem eliminou o SLB não foi o Espanhol; foi o cansaço físico e psicológico da equipa.

Este era o mês de todas as decisões. O mês para atacar o título e a UEFA. Em quatro jogos, três empates e uma derrota. Em 3 desses jogos, a equipa jogou perante estádios cheios de adeptos que sofreram por ela. E os jogadores, impotentes, nada puderam devolver aos aficionados.

Agora, é tentar ganhar os seis jogos que faltam e esperar por duas escorregadelas do FCP. E, depois desta época é preciso planear bem melhor a próxima, contratando jogadores de craveira, com capacidade de aguentarem a pressão e as exigências de jogar pelo Benfica. E, para além disso, reintroduzir na equipa a mística ganhadora que faz parte da alma e da chama imensa que caracteriza o ser benfiquista. A começar por um treinador ganhador e confiante, sem um discurso fechado, acanhado.

Para os benfiquistas é tempo de sofrer. Sofrer mais um bocado. Esse até nem seria o maior problema, pois já estamos habituados a aguentar tudo e mais alguma coisa, mas gostaríamos de ter algumas recompensas por isso. Vitórias a sério.

Ai, Benfiquista sofre…

Anúncios

6 thoughts on “Benfiquista sofre

  1. «O Espanhol é uma equipeca de meio da tabela, que luta pela manutenção e o Benfica é um dos maiores clubes do Mundo»

    O Espanhol não é uma “equipeca”. Tem Tamudo, Riera, Zabaleta e De la Peña, jogadores que o Benfica dava tudo para ter. Não fossem os salários dos quatro jogadores, que dobram qualquer renovação do Simão.
    Quanto a o Benfica ser “um dos maiores clubes do Mundo”… Sem dúvida, desde que nessa lista estejam outros vinte e tal clubes.

  2. rui,
    é com muito pesar que o digo, mas o Espanhol é uma equipeca. estão em 10º no campeonato, e lutam pela manutenção. nada mais.

    esses jogadores, são bons – menos o Zabaleta – mas nada se comparados individualmente com Simão, Rui Costa, Miccoli, Nuno Gomes, Petit, Katsouarnis, etc…

    em relação à folha salarial, não tenho tanta certeza que a diferença será assim tão grande. em primeiro, porque os jogadores do benfica não são propriamente pobrezinhos ao lado desses – simão rejeitou valência porque a diferença não era significativa. e, depois, mesmo que os salários provassem alguma coisa, não virias para aqui dizer que os jogadores da arábia é que são bons porque são pagos em petrodólares – p.e. o joão tomás.

    em relação à grandeza do slb, não percebo a dúvida ou ignorância. a minha afirmação não é uma baseada no coração de adepto. se assim fosse, teria dito que o slb e o braga eram os maiores da galáxia…

    se consultares qualquer organismo ligado ao futebol, verás que o benfica aparece como um dos maiores clubes da história do futebol. se isso não bastar, toma lá uma lição de história futebolístia 😉

    -12º maior clube do séc. XX
    -segundo clube com mais presenças em finais da liga dos campeões europeus
    -comprovadamente, o clube com maior número de sócios no mundo – o guiness não mente;
    -2ºclube europeu com mais títulos domésticos
    -20º clube mais rico do Mundo em 2006
    -ah, e clube com as adeptas mais jeitosas…

    assim vês, não é demagogia dizer-se que o meu glorioso é um dos maiores do mundo.

    e não, nessa lista não cabem mais 20 clubes. caberão mais 9/10. quanto muito.

  3. Bem, venho chatear mais um bocadinho 😀

    O Espanhol está em 9º com 41 pontos, menos 15 que o primeiro classificado – Barcelona – e mais 20 que o último – Tarragona. Está, portanto, mais próximo de um lugar na Taça UEFA 2007/08 que propriamente na “luta pela manutenção”. Está, por exemplo, a cinco pontos do 6º lugar.
    Quanto aos jogadores do Espanhol, o Pablo Zabaleta não terá dado uma boa imagem mas é, de facto, bom jogador. Esqueci-me, no comentário anterior, do Idriss Kameni, o guarda-redes titular.

    O Simão ganhava perto de 100 mil euros. A renovação aumentou substancialmente o seu salário. Confesso que não sei para quanto. O Tamudo aufere um salário perto dos 300 mil e nota que o De La Peña só não veio para o FC Porto porque o salário que pretendia era elevado demais. Está no Espanhol agora…

    É claro que não quis dizer que o salário mostra a qualidade de um jogador. Basta comparar o salário actual do Ricardo Rocha ao do Pepe. Aliás, o 33 só saiu do Benfica porque não lhe garantiam o salário que ele (achava que) merecia.

    Quando falei nos “vinte e tal” outros clubes, não pensei num Benfica histórico mas no Benfica actual. O Benfica que vai à Taça UEFA e perde com o Espanhol. O Benfica que está em 2º lugar na liga portuguesa, longe, portanto, dos seus tempos áureos. Falei em vinte e tal, e não “9/10”, porque certamente concordarás que o Benfica teria dificuldade em sair de cabeça erguida em jogos contra os seguintes clubes: Barcelona, Real Madrid, Sevilha e Valência (Espanha), Lyon (França), Inter, Milão e Roma (Itália), Manchester, Chelsea, Arsenal e Liverpool (Inglaterra), Bayern, Werder Bremen e Schalke (Alemanha) e PSV (Holanda). No mesmo lote (dos tais 20) incluiria também o FC Porto, o Villarreal e o Celtic.

  4. o espanhol garantiu a manutenção no último fim-de-semana. o valverde confirmou que era o objectivo. o que vier a masis é lucro.

    ninguém pode dizer com toda a certeza o que os jogadores ganham. eles não o dizem, nem o declaram na totalidade. muitos declaravam ganahr 2 mil contos, e levavam 5 vezes mais para casa.

    os clubes são hoje o que foram ontem. não podemos pensar o benfica, sem pensar no antese no agora. claro que é um contraste, mas não tão grande como o fazes crer.

    a equipa base do benfica, hoje, a 100% chega para metade dessas equipas. se olharmos para o “agora”, o slb poderia lutar de igua para igual com real madrid, sevilha, valência, lyon, roma, liverpool, arsenal, byern, werden bremen, schalke, psv, celtic, villareal, porto.

    hoje, superequipas só o barça – e já não tanto – milan, inter, chelsea e united. com o resto, o slb poderia bem. aliás, recentemente eliminou o liverpool da champions, ombreou com o villareal – eliminando-o da mesma competição – e o celtic e também com o porto. o bayern e o madrid estão muito mal, mas tal como o slb podem virar tudo num dia bom.

    mas esta é uma conversa disparatada. qualquer equipa pode vencer qualquer equipa em qualquer jogo.é por isso q o futebol é lindo. e imprevisível. se assim não fosse, slb e fcp ainda estariam na taça, ou serão o atlético e o varzim duas das melhores equipas de portugal?

    ah, e esqueci-me de mencionar os Coxos, claro!

  5. discutir futebol não é ridículo. é tão interessante e legítimo como discutir economia, a licenciatura do sócrates, pornografia ou a droga na prisão.

    agora, os termos da nossa discussão é que eram um disparate, pois qualquer equipa pode ganhar a uma outra qualquer.

    e, para qualquer interessado no tema, é forçoso incluir o benfica no lote dos maiores clubes europeus/mundiais. basta um olhar para a sala de troféus da luz – que eu já dei 🙂

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s