Virtuosismo

Este ano decidi que tinha de deixar de adiar. Era forçoso cumprir uma promessa antiga que fiz a alguém que já não está entre nós: este ano, antes da partida para Manchester, vou aprender a tocar guitarra.

Enquanto que vários amigos meus se deliciavam com a bateria, ou requintavam com o piano, a guitarra foi sempre o instrumento que mais me apaixonou. Desde cedo, habituei-me a ouvir alguns nomes consagrados como os intocáveis Hendrix, Page ou Young, sem esquecer BB King e outros guitarristas oriundos do jazz e blues da América Negra.

Já toco três acordes na velha guitarra de 12 cordas do meu avô. ‘Brown Eyed Girl’ do Van Morrison está quase sabida de fio a pavio. O entusiasmo ainda é grande.

Porém, depois lembro-me de ouvir o CD dos G3 e enervo-me com tamanho exibicionismo daqueles três senhores, a gozar com todos aqueles que não conseguem/sabem tocar daquela maneira. Enquanto eu ando à procura dos frets adequados, Satriani faz solos ao longo de todo o braço da guitarra e Vai tem o descaramento apenas tocar no braço da guitarra.

Afinal, o génio existe e se trabalhado faz sempre a diferença. É aquela coisa que uns têm e que outros desejariam ter. Como disse o meu primeiro professor de música, “You’ve either got it or not. That’s the difference between being the next Hendrix or just the next kid on the block”.

One thought on “Virtuosismo

Deixe uma Resposta

