Bruxelas é que manda

Portugal é membro da União Europeia. Tendo aderido ao dito organismo de livre e espontânea vontade, parece evidente que se terá de adaptar às regras impostas pelo mesmo. Em termos mais claros, o preço que temos a pagar pelos subsídios comunitários é o respeito pelas directrizes de Bruxelas.

Ora, quem determina a política de Bruxelas é, em grande medida, a Comissão Europeia, uma espécie de ‘governo europeu’ que é financiado pelos diferentes estados-membros e, por via disso, tem a função de legislar a agir no sentido de melhorar e optimizar a vida dos cidadãos europeus.

Acontece que essa Comissão não é completamente livre e independente. Os maiores estados são, ao mesmo tempo, aqueles que mais contribuem financeiramente para a União e os que dela procuram retirar maiores benefícios.

Com efeito, aos pequenos estados como Portugal cabe, na verdade, um papel meramente presencial. Apesar de ser preciso – melhor, aconselhável – unanimidade para a tomada da maioria das decisões, os estados pequenos são facilmente convencidos a abandonar a resistência e a embarcar no comboio.

E a força de um Estado não encontra correspondência directa no seu tamanho ou densidade populacional. Mas sim na sua força política e económica – que poderá, ou não, estar relacionada com esses factores.

Sendo Portugal um pequeno membro da poderosa União – a maior economia do Mundo – o raio de acção do seu Governo é extremamente limitado. Quer o governo seja mais à esquerda, mais à direita, as políticas governamentais têm de obedecer a um critério fundamental: não irem contra a determinação europeia. Contra isso não há volta a dar.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Política, Sociedade. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s