Preconceito

dsc03219.JPGManchester é uma cidade cosmopolita. É uma cidade multi-cultural. Mesmo que eu quisesse fugir a isso, e refugiar-me nos asilos britânicos, não podia pois vivo no bairro muçulmano.

Viver no coração da comunidade muçulmana em Manchester tem-me exposto a variadíssimas situações novas, realidades desconhecidas que passaram a fazer parte do meu quotidiano.

A mais evidente é as mulheres tapadas. Todas andam de burka, a maioria com o rosto totalmente tapado – outras, menos radicais ou mais ocidentalizadas, lá mostram a cara. As senhoras andam na rua de burka, vão às compras de burka, conduzem de burka e vão buscar os filhos à escola de burka. E, claro, as suas filhas também andam tapadas.

Depois, temos as rezas. É frequente passar por uma casa à hora do pôr-do-sol e ouvir as pessoas a rezar no seu interior. Ajoelhadas em cima dos seus e descalços, vão rezando viradas para Meca. E, todos cumprem a regra. Novos e velhos. Nascidos em Inglaterra, ou não.

Quando me mudei, foi preciso reparar a caldeira. O técnico, um líbio com mestrado em física, fez o seu trabalho. Porém, à hora marcada deixou o seu posto, descalçou-se e ajoelhou-se num quarto vazio. E rezou.

Uma das outras imposições religiosas mais interessantes é o Ramadão, que termina este sábado. Durante um mês, os muçulmanos não comem enquanto se vê o Sol e alguns há que se levantam às 4 da manhã para rezar até à hora de sair para o trabalho.

E, apesar de toda a minha vida ter pertencido às maiorias comunitárias – os brancos, católicos e Ocidentais – não tive qualquer problema em abraçar e aceitar essas diferenças culturais, mostrando muita curiosidade em aprender e perceber o porquê de certas coisas.

Mesmo assim, quando entrei numa loja para fazer umas compras de circunstância, o caixeiro olhou para mim e disse, após alguns momentos de reflexão profunda, “not today, not today”.

E depois os Ocidentais é que são os preconceituosos e os outros os coitados. 

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Eclipses. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s