“Magic”, Bruce Springsteen

brucespringsteen_magic_cover.jpgO “Boss” está de volta e mostra que ainda está em forma. Magic é o seu novo álbum, apenas o segundo gravado em estúdio com a “E Street Band” – o primeiro foi o condecorado Born in the USA (1984) –  e conta com o single de sucesso “Radio Nowhere”.

A presença da E Street Band incute no álbum uma sonoridade muito mais pesada e próxima do rock, algo que faltara nos últimos projectos de Springsteen, nomeadamente em Devils & Dust e We Shall Overcome: The Pete Seeger Sessions.

O single de apresentação do álbum, Radio Nowhere, é um perfeito exemplo da força emprestada pela E Street Band a Springsteen, com as guitarras a comandar um ataque que parece conduzido pelo desespero, melancolia e taciturnidade, emoções que transpiram por todos os poros do disco.

Aliás, este poderá ser considerado um álbum de luto para Springsteen, uma expressão de angústia já há muito esperada e repetida por diversos artistas ao longo do ano de 2007. Apesar do título do disco poder indicar o contrário, Magic não oferece faixas de alegria e contentamento. De facto, a própria imagem de Bruce na capa, sombrio e desalentado, dá pistas sobre qual a disposição que predomina no álbum.

Às vezes de forma declarada, outras nem tanto, o facto é que Springsteen critica abertamente a guerra e os políticos, quer por metáforas (como em “Magic”, faixa em que o público retratado é enganado por um impostor), quer de forma directa, como em “Last to Die” (Who’ll be the last to die for a mistake/The last to die for a mistake/ Whose blood will spill, whose heart will break/Who’ll be the last to die for a mistake).

Num ano, como tantos outros, marcado pelas manifestações contra a guerra e conta a corrupção na política, Magic é a contribuição de Bruce Springsteen para essa luta, um combate que há muito ele assumiu como sendo dele.

E se é a vontade de lutar que o leva a compor álbuns como este, então que continue a combater porque a música precisa de um Boss interventivo e com coisas para dizer.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s