In Barack the Post trusts

O New York Post, um dos jornais mais reconhecidos dos EUA, declarou publicamente o seu apoio a Barack Obama, o senador do Ilinois que se encontra na corrida pela nomeação Democrata para as Presidenciais de Novembro.

Sustentando que o voto em Hillary é o regresso à co-presidência exercida durante 8 anos por ela e pelo marido, um período marcado pelo “oportunismo, escândalo e pelo assassínio de valores morais” umbilicalmente ligados à história americana.

Aproveitando para dizer que Barack não é perfeito, admitindo a inexperiência e falta de juízo militar como principais debilidades, sublinham que pelo menos não faz parte da “Team Clinton” e que seria uma lufada de ar fresco na vida política e pública dos EUA.

O Post também refere que Barack é um político que pode, que consegue inspirar as pessoas e dar-lhes confiança. Por outro lado, Hillary é demasiado fria e calculista para criar empatia com o povo americano, para o liderar para enfrentar as adversidades do futuro – a recessão está aí à porta.

Não querendo voltar ao tema do apoio público dado por um jornal a um político, parece que Barack vai ganhando o apoio de círculos importantes dentro do partido. Depois do apoio declarado de Ted Kennedy – que chegou a comparar o ímpeto de Obama ao do seu irmão John – chega agora o consentimento de um dos jornais mais liberais do país.

Hillary parece pagar caro a sua ligação à política industrial, pelo menos na ala mais liberal do partido. Se essa questão terá impacto nas urnas, teremos de esperar para ver o que se passa terça-feira, o Super dia das primárias americanas, o dia em que metade dos estados escolhe os seus representantes.

Para já, ela parte na frente mas Obama tem vindo a recolher apoios interessantes e que, até certa extensão, se poderão revelar determinantes. Agora está nas mãos dos delegados do partido.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s