A Super Terça que não foi lá muito Super

Se para o lado dos Republicanos a coisa até ficou mais ou menos resolvida, o veterano McCain oito anos depois vai realizar o sonho de lutar pela Casa Branca, em relação aos Democratas ficou quase tudo na mesma.

Apesar de uma rápida consulta à imprensa americana permitir perceber quais os meios pró- Hillary e quais aqueles que estão com Obama, o facto é que a noite de ontem em nada ajudou a clarificar quem será o adversário de McCain em Novembro.

Se a Sra. Clinton venceu os estados mais importantes – Nova Iorque, Califórnia, Nova Jersey e Massachusetts – o facto é que Obama recolheu mais votos – não faz lembrar Al Gore em 2000?

A questão continua a ser importante: Obama começa a conquistar um apoio popular que atravesse género e idade, estatuto social e religião e afirma-se como um candidato do povo, do americano comum. Nesta fase da corrida, não é de esquecer o facto de o senador do Illinois conseguir reunir um maior número de votos do que Hillary.

Aliás, há quem defenda que Barack é o único dos dois que conseguirá reunir apoio dos estados “vermelhos” – aqueles que apoiam tradicionalmente o candidato Republicano – factor que se poderá tornar determinante aquando da entrada em cena dos Super-Delegados, aqueles que têm um voto na matéria na altura da Convenção do partido.

Se esses delegados, na sua maioria congressistas e senadores nomeados pelo partido, sentirem que Barack consegue reunir maior apoio popular do que Hillary – e, numa situação de empate entre as duas candidaturas – não será de surpreender se atribuírem os seus votos a Obama.

Se tal acontecer, e Hillary perder a nomeação, não deixará de ser surpreendente. Há apenas dois meses, Clinton era a candidata virtual e iria disputar a residência de Pennsylvania Avenue com Giulliani. Agora, apenas um par de meses depois, Giulliani já saiu de cena e Hillary poderá muito bem estar de saída também.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s