Já passaram 6 meses?

E, tal como o mini-tornado de Santarém, Menezes chegou, mexeu com tudo à sua volta e despediu-se com a mesma surpresa com que venceu as eleições em Setembro. Pelo meio, fica uma passagem fugaz, para posterior avaliação histórica, pela presidência do PSD.

“Em todas as circunstâncias do passado decidi quando entrava e quando saia. Assim, como líder do PSD, eleito a 28 de Setembro, e assumindo todas as responsabilidade deste gesto, vou solicitar ao Conselho Nacional na próxima semana que convoque eleições directas para o próximo dia 24 de Maio”, disse o agora futuro ex-líder do PSD.

A verdade é que Menezes terá sido o líder mais contestado internamente da história do partido. Porém, apesar de não ter sido ajudado por essa divisão interna, não deixa também de ser verídico que se colocou muitas vezes a jeito para a contestação que foi sendo levantada à sua volta. Em seis meses, não chegam os dedos das mãos para contar as decisões disparatadas do líder, que apenas serviram para o distanciar mais dos notáveis.

E, a verdade é que apesar de ter o apoio das bases, quem faz pressão mediática são as figuras do aparelho. Os Marcelos, os Aguiares Brancos, os Rios, esses todos que, de tanto baterem, feriram de morte a liderança Menezes/Santana. Ao actual líder de pouco vale o conforto de saber que o militante comum está com ele. A contestação exercida pela minoria ‘notável’ bastou para o desgastar a si, aos seus apoiantes e às suas políticas.

Depois de dois anos a perseguir Mendes, o caçador tornou-se na presa e Menezes deixou o cargo pelo qual sonhou tanto tempo.

Sócrates continua aliviado mas, e em função daquilo que se decidir no acto eleitoral, poderá vir a ter maiores razões de preocupação no futuro. Agora, é esperar e ver.

Para mais, ver aqui.

Esta entrada foi publicada em Política. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s