A última trip de Albert Hoffmann

O criador do LSD, o cientista suíço Albert Hoffman, morreu esta semana aos 102 anos. Ele, que afirmara sempre que a descoberta do LSD fora um engano calculado, foi a primeira pessoa a tripar sob o efeito dessa droga alucinógenia, que viria a marcar a experiência psicadélica dos anos 60.

A 16 de Abril de 1943, estava Hoffmann no seu laboratório a trabalhar no seu 25º composto de dietilamida de ácido lisérgico, ou seja, o LSD-25, criado a partir da ferrugem do centeio. Nesse dia, uma pinga do composto terá caído na sua mão e entrado no seu organismo, ou através de inalação, ou através de absorção da pele. Durante o resto do dia, o cientista foi invadido por alucinações em série. Foi descansar para casa.

No dia seguinte, entrou no laboratório decidido a verificar se as alucinações eram efeito da ‘sua’ droga. Tomou uma dose cinco vezes superiror àquela que é necessária para começar a ter alucinações. Receando ficar doente, pegou na bicicleta e iniciou a jornada até casa. A trip apanhou-o a meio do caminho. Para todo o sempre, os fiéis daquela droga, recordarão o dia 17 de Abril como o ‘dia da bicicleta’.

As alucinações desse dia foram particularmente aterradoras, mas no dia seguinte estava em óptimas condições.

Hoffman, que publicou um livro sobre a descoberta do LSD em 1976, “LSD, o meu filho problemático”, foi sempre crítico para com aqueles que, no seu entender, arruinaram a droga. Como, por exemplo, Timothy Leary, um ícone da geração dos anos 60, que advogou a utilização da droga, garantindo os seus fins terapêuticos e espirituais. Por causa desses abusos e dos relatos de trips que correram mal, a droga acabou por ser ilegalizada.

Esta foi a última trip de Albert Hoffman.

Mais aqui.

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s