Vamos engravidar?

“Miúdas, vamos engravidar?” Terá sido, mais ou menos, assim que 17 alunas do liceu de Gloucester, no Estado do Massachusetts, nos EUA, decidiram ficar grávidas. Namorados, amigos de ocasião e até um sem-abrigo (alegadamente, a troco de uma garrafa de teor alcoólico) são os futuros papás destas crianças.

A escola em causa é uma das pioneiras no acompanhamento de adolescentes grávidas. Adoptando uma política de não-exclusão, a escola oferece às alunas um centro de acompanhamento médico da gravidez e, após o nascimento dos rebentos, há também um serviço de ATL para as mamãs deixaram os meninos e irem para as aulas. A escola, inclusivamente, dedicava um dia por ano às “mães adolescentes”, deixando-as levar as crianças para as salas de aula e partilharem a sua experiência com os outros alunos.

Alegadamente, depois de terem visto o ‘tratamento’ prestado a uma colega que engravidara, um outro grupo de alunas terá decidido engravidar para beneficiar das mesmas regalias. Nenhuma tem mais de 16 anos.

A escola, depois deste surto de gravidezes, decidiu investigar se haveria alguma coisa que associasse todos os casos. E, de facto, concluiu que se tratou de um pacto entre as estudantes. 17 engravidaram, enquanto muitas outras tentaram sem sucesso.

De acordo com o director da escola, Joseph Sullivan, as estudantes após realizarem os testes de gravidez, e estes saírem negativos, aparentavam estar “mais tristes do que contentes”. Esse terá sido um dos motivos que despertou a atenção dos responsáveis.

O pacto já terá, pelo menos, três meses, altura em que o jornal local, o “Gloucester Daily Times”, chamou a atenção para o aumento do número de estudantes grávidas e a existência de um acordo de gravidez entre as alunas.

Na CNN, um dos responsáveis pelos programas educativos no Estado de Massachusetts, tal como a responsável pelo ATL da escola explicam a forma como eles vêem este caso. Para ver, aqui.

Esta entrada foi publicada em Sociedade. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s