Xavi

A Espanha é campeã da Europa e muitos dos seus jogadores espalharam classe pelos relvados austríacos – a equipa não chegou a jogar na Suíça. A começar na baliza, o irrepreensível Casillas afirmou-se como um digno sucessor de Buffon enquanto melhor nº1 do Mundo. Na defesa, Sergio Ramos, Puyol e Marchena garantiram a segurança e coesão de que a equipa precisava, assentando a máxima de que o melhor ataque está na defesa.

Marcos Senna e Iniesta foram enormes no meio-campo, tal como desconcertantes e endiabrados estiveram Villa (mais) e Torres (que final!).

Porém, houve um jogador espanhol que deixou mais classe, mais qualidade, mais empenho, mais dedicação, mais atitude e mais sacrifício em campo. Falo de Xavi, claro. O patrão do meio-campo do Barcelona afirmou-se neste Europeu como um jogador de requinte, de um porte fora do vulgar e com uma capacidade de entender e relacionar-se com a bola fora do vulgar. Atributos que o tornam no melhor jogador do torneio. Pelo menos, de acordo com a forma como eu vi este Euro 2008.

Xavi não era uma jovem promesssa que procurava a prova para se mostar ao Mundo. Era já uma certeza. Já sabíamos que ele jogava muito bem. Agora, não tínhamos, pelo menos eu não tinha, a certeza de que se tratava de um jogador de classe e estatuto mundial. Neste mês de futebol, o craque do Barcelona confirmou credenciais e conduziu a Espanha, passo a passo, ao título Europeu. Belo jogo. Belo Euro. Grande jogador. Enorme. Será que estaria interessado em vir jogar para o Benfica?

Esta entrada foi publicada em Desporto, Eclipses. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s