O Regresso da Guerra Nuclear

Depois de os EUA e a República Checa terem acordado a instalação de um radar americano em Praga, a Rússia avisou que poderia levar a cabo missões militares não especificadas se o sistema for mesmo construído. Depois, o Irão, provavelmente em resposta aos boatos de um ataque israelo-americano às suas fábricas de produção de material nuclear, decidiu lançar uma série de mísseis no Golfo Pérsico, não muito longe dos canais sub-aquáticos que conduzem 40% do petróleo produzido no Mundo.

Depois de ter pairado a possibilidade de cooperação do Irão com a ONU, ao nível do programa de armamento nuclear, este comportamento por parte de Teerão volta a colocar o Ocidente em sobressalto. Como o governo disse em comunicado oficial, o teste demonstra “a força e poder do Irão contra inimigos que ameaçaram o país nas últimas semanas com palavras duras”.

Já o comportamento de Moscovo, por motivos diferentes, não é particularmente surpreendente. Apostada em retomar um lugar cimeiro ao nível das relações internacionais, a Rússia procura com este finca-pé marcar a sua distância face aos EUA e procurar evitar a excessiva ocidentalização do território anteriormente ocupado pela URSS.

É uma jogada de sobrevivência e para mostrar aos americanos que os russos ainda mexem e que têm alguma influência na política que se faz na região.

Sobreviver é precisamente aquilo que pretende Ahmadinejad. O presidente tem sido criticado por alguns líderes religiosos e nada melhor para subir nas sondagens e manter o lugar no coração dos iranianos do que lançar uns mísseis para recordar americanos e israelitas do poder bélico que ainda mora por Teerão.

Com todas estas movimentações num espaço de 24 horas, não se pode deixar de pensar que ainda existe o perigo de uma movimentação nuclear, numa espécie de remake de um filme dos anos da Guerra Fria. E, agora? Corrida às armas?

Esta entrada foi publicada em Política, Sociedade. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s