Nas mãos de gente maluca

O Mundo está nas mãos de pessoas pouco estáveis. Por um lado, temos George Bush que, a seis meses de abandonar a Casa Branca, continua a insistir na ameaça de ataque ao Irão, caso o seu Governo não abandone os seus projectos nucleares. Ora, do outro lado, temos um governo que irresponsavelmente desafia americanos e israelitas, fazendo testes nucleares todos os dias.

Depois do sucesso do teste de ontem, o governo Iraniano já veio dizer que caso os EUA ou Israel decidam atacar o seu país, as frotas americanas e guarnições militares israelitas estacionadas na região irão arcar com as consequências.

Por muito assustadoras e preocupantes que essas conversas sejam, a verdade é que tudo isso não passa de conversa. Os americanos não vão atacar o Irão, nem o Irão irá fazer muito mais do que mandar mísseis para terra de ninguém.

A guerra não interessa a qualquer uma das partes, mas a aparência de um confronto imediato e inevitável é bastante aliciante e sustenta as políticas de ambos os lados. Para Bush, o inimigo iraniano permite-lhe insistir na necessidade de proteger o mundo dos terroristas muçulmanos; para os lados de Ahmadinejad, garante a sua permanência no poder ao contestar e avisar contra os perigos vindos do Ocidente, principalmente num momento em que começa a surgir críticas ao seu estilo de governação.

O Teatro de Verão não é novo, e este ano pode ter algum efeito na campanha americana. O pairar do fantasma iraniano poderá ser favorável para McCain, o candidato da continuidade da política externa seguida nos últimos oito anos.

O Médio Oriente pode ser a maior dor de cabeça de Obama e trunfo de McCain. Dar uns pontos ao Senador do Arizona é o objectivo do actual residente da Casa Branca.

Mesmo assim, e olhando bem para o cenário, não deixa de ser terrível perceber que o Mundo está nas mãos de brincalhões, dispostos a tudo para provocar umas gargalhadas e dar umas ajudas aos amigos.

Esta entrada foi publicada em Política, Sociedade. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s