Crescimento em baixa

Arrisco-me a dizer que foi assim em todas as redacções do país: a chegada do relatório do Banco de Portugal acerca do estado económico da nação animou a tarde. O relatório, com mais de 400 páginas, chegou pouco depois do almoço, seguido pela presença do governador do Banco de Portugal na Assembleia da República.

Vítor Constâncio fez uma revisão em baixa do progresso económico do país. De uma previsão inicial de crescimento cifrada em 2.0%, estima-se agora que a economia portuguesa cresça apenas 1.2%. Igualmente devastadora é a previsão para 2009, revista em fortíssima baixa: em Janeiro esperava-se um crescimento de 2.5%; agora acredita-se que esse crescimento não será superior a 1.3%.

De acordo com Vítor Constâncio, a principal razão para essa quebra é a “alteração substancial” da realidade económica desde Janeiro. A alta do preço dos combustíveis, o valor do euro face ao dólar e a diminuição da exportações são as principais razões encontradas pelo governador.

Apesar de o rendimento das famílias ter vindo a aumentar, o relatório acrescenta que a inflação se deverá situar nos 3% este ano, descendo para 2.5 % no próximo ano.

Face a este panorama, muito pouco animador, resta saber como irá o Estado tentar resolver esta questão, pressupondo que o Governo de Sócrates vai efectivamente tentar apresentar soluções para este problema, sem se refugiar na conjuntura internacional para explicar a desaceleração da economia.

Mais do que Ferreira Leite, o principal problema de Sócrates em 2009 será a crise económica. Resolver a crise, ou dar a entender de que se está a trabalhar para isso, pode ser a chave para a vitória. E a diferença entre a maioria relativa e absoluta.

Esta entrada foi publicada em Eclipses, Política, Sociedade. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s