Nunca mais chega dia 24 – The Dark Knight

A Potugal o novo Batman só chega dia 24. Mas, por exemplo, nos EUA já estreou. Aliás, existem mais de 300 salas de cinema no país com sessões extra para o filme, tal é a procura de bilhetes para ver a fita de Christopher Nolan, o homem que ressusctiou o herói de negro das trevas.

Anunciado como o Bataman mais negro, sombrio e físico de sempre, este é também o filme que melhor explora as emoções humanas. Para a crítica, também não há dúvidas de outra coisa: este é o melhor Batman de sempre.

Começando na história, passando pelo enredo e terminando nas magníficas interpretações dos actores, todos os críticos são unânimes em enaltecer “The Dark Knight” em geral e, muito em particular, Heath Ledger pela sua interpretação de Joker.

Muitos colocaram interrogações quando se soube que seria o falecido actor australiano a ressusctiar o papel de Jack Napier´ou, como é conhecido no mundo do crime the Gotham City, Joker. Ainda não convencidos pelo potencial do actor, os críticos não acreditavam que Ledger conseguisse colocar os sapatos que Nicholson usou no primeiro Batman de Tim Burton.

Porém, ao que tudo indica, não só Ledger consegui corresponder à difícil tarefa de interpretar uma personagem já vivida por Jack Nicholson, como excedeu todas as expectativas e foi – ao que dizem as críticas – fenomenal.

No Mundo dos super-heróis, o Joker é o vilão mais forte e o mais interessante. Lex Luthor e o Green Goblin têm a sua piada, mas é no esquizofrénico, demente, perverso e macabramente engraçado Joker que o herói encontra um rival à altura.

Tão boa é a interpretação de Ledger – onde já vai o cowboy gay – que se fala numa nomeação póstuma aos Óscares. Gary Oldman, o comissário Gordon, já disse que Ledger é a “melhor coisa” do filme. Opinião secundada pelo galardoado Michael Caine.

Só depois de ver o trailer e de ler as primeiras críticas me apercebi que Heath Ledger já morreu e que não pode assistir ao sucesso da sua actuação e do filme. Triste a morte de um dos mais jovens promissores actores de Hollywood, muito cedo rotulado como o novo Marlon Brando. Ora, tal como o “Padrinho”, Ledger teve uma vida trágica. Não viveu foi tanto tempo quanto Brando, que também andou pelos super-heróis, com um pequeno papel de pai do Super Homem no primeiro filme da saga.

Infelicidades à parte, estou mortinho por ver o filme. Nunca mais chega dia 24…

Esta entrada foi publicada em TV & Cinema. ligação permanente.

3 respostas a Nunca mais chega dia 24 – The Dark Knight

  1. O trailer promete. Gostei muito dos dois primeiros Batman’s. O terceiro (bom, não sei se era o terceiro – era um com o George Clooney) era muito fraco e o último prometeu muito mas acabou por desiludir um bocado. Aquela história da peregrinação nos Himalais e a irmandade não sei das quantas ficava um bocado fora do mundo batman.

    Ah, mas enquanto antigo fã devotado dos comics tenho de discordar da apreciação que fazes dos vilões. À frente do joker estão muitos outros (aliás, os adversários do batman são, muitos deles, na linha do joker, pelo menos na caracterização psciológica: espantalho, mr. zsazs, cornelius, etc.).

  2. Bem, eu faço a contabilidade dos Batman desta maneira: os dois primeiros, do Tim Burton, são muito bons. Gosto mais do primeiro, mas o segundo também é delicioso. O terceiro e o quarto, bem, esses são muito maus. Realizados pelo Joel Schumacher, tanto o filme com Val Kilmer como o do George Clooney são demasiado maus.

    Depois, Chris Nolan ressuscitou o Batman e regressou às raizes. por isso, o “quinto” é, de certa forma, um novo começo. constumo dizer que
    é o 1b. E desse, sim desse, gostei muito. Tal como espero vir a gostar deste, que se encontra mais próximo do mundo batman.

    Sobre os vilões, confesso que fui algo subjectivo, pois o Joker é o meu vilão favorito. Mas, devo dizer, que acho mesmo que é aquele que encerra uma maior contradição e desafio psicológico. O espantalho, que em certa medida, até apareceu no anterior, não é mt o meu gosto, muito menos o cornelius. Já acho muita piada ao Two-Face que também aparece neste. Os meus dois vilões preferidos num só filme.

  3. AUREA diz:

    Para quem ainda não viu recomendo: corra e veja depressa , a perfomance de Heath Ledger como o vilão Coringa está sensacional, roubou a cena. O Duas caras também está ótimo.o filme é de altíssimo nivel, inteligente, um longa de ação- aventura que faz pensar.o melhor Batmam que já vi até hoje.Difícil será o diretor Nolan fazer outro tão bom quanto este, que já entrou para a história do cinema.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s