Saudades do Verão – Everlong, Foo Fighters

Talvez por este ano não ter férias, e por isso a mera ideia de passar uns dias de descanso me pareça tão longínqua e utópica, sinto cada vez uma maior nostalgia daqueles tempos em que o Verão tinha 3 meses, em que se passava o tempo todo na praia ou no relvado e em que o futuro era a última coisa nos passava pela cabeça.

A escola era uma seca. Os amigos ajudavam a passar o tempo mas aquilo de que estávamos à espera era do Verão. Primeiro, para passar o dia inteiro a jogar à bola. Depois, para ir para a praia, jogar à bola e ver as meninas de bikini.

Ontem à noite, enquanto preparava o dia de estágio de hoje, pus a rodar um álbum ao vivo dos Foo Fighters, uma banda que cresceu comigo. Na última faixa do disco tocou-se “Everlong”. As saudades que eu tinha desta música que me fez logo recordar essas tardes na praia, ou na piscina, a fazer disparates, a engatar as primeiras meninas e a beber os primeiros copos.

Algumas gerações têm músicas que marcam o seu tempo. Os amigos do meu primo, já trintões e casados, falam sempre de “Smells like teen spirit”, enquanto que um tio meu prefere “Another Brick in the Wall”.

Outras gerações, como a minha, têm várias. Everlong será, para sempre, a música das minhas férias, no tempo em que eu era menino e a SIC era assim um coisa em que nem sequer pensava  muito. Naquele tempo em que as decisões não contavam para muito mais do que escolher qual os calção de banho a usar naquela tarde, no tempo em que parecia que o Sol brilhava mais forte e durante mais tempo.

Nesses tempos em que era um menino e o João Pinto capitão do Benfica. O tempo em que as coisas faziam sentido e em que Grohl dizia: “When I sing along with, If everything could ever feel this real forever, If anything could ever be this good again”.

“Breathe out. So I could breathe you in”.  Saudades.

Esta entrada foi publicada em Eclipses, Música. ligação permanente.

Uma resposta a Saudades do Verão – Everlong, Foo Fighters

  1. Rui Passos Rocha diz:

    «Ontem à noite, enquanto preparava o dia de estágio de hoje» – O que é que bebeste hoje, mesmo?

Deixe uma Resposta

