Why Johnny, why?

John McCain disse não ao Plano Paulson. Para apoiar o seu candidato, e como Bush até já está à procura de casa nova, o Partido Republicano foi atrás e rejeitou a proposta que previa a injecção imediata de 700 mil milhões de dólares pela Reserva Federal Americana no mercado.

Na reunião do tudo ou nada, não aconteceu mesmo nada com Bush, Obama e os Democratas a querer avançar com o plano e com McCain e os Republicanos a rejeitá-lo. Como a proposta tem de ser aprovada pelo Congresso, e aí os Republicanos ainda têm uma palavra decisiva, o plano ainda não recebeu luz verde.

Entretanto, os bancos e restantes instituições suspiram pelo dinheiro prometido e os Republicanos apresentam um plano alternativo que, na sua essência, é quase igual ao de Paulson. A maior diferença – e bem significativa – é que a injecção do dinheiro será gradual e não imediata.

John McCain apostou forte na sua posição em toda a crise. O candidato propôs a suspensão da campanha e o adiamento do debate com Obama, enquanto se dirigia para Washington para tratar da crise. Obama, que rejeitou qualquer alteração nos planos, até acabou por ir para Washington, mas o debate está marcado. McCain já partiu para o Mississippi, mas pelo menos ‘forçou’ Obama a ir à capital.

Se conseguir passar uma imagem de força e de defesa do interesse dos cidadãos, McCain pode ganhar bastante com esta crise financeira. Numa altura em que Barack já aparece à frente das sondagens, o veterando do Vietname não tem muito tempo para se mostrar e tornar no mais velho candidato a vencer as eleições para a Casa Branca.

Conseguirá?

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Política. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s