Pode um país declarar falência?

Depois de bancos, seguradoras, multinacionais e construtoras de automóveis terem declarado falência – ou algo perto disso – a verdade é que só faltava mesmo um país fazer o mesmo.

A fava calhou à Islândia, mas não se pode dizer que o país está inocente em tudo isto. O forte endividamento quer interno, quer externo, levou a um esgotar dos recursos económicos do pequeno – mas forte economicamente – estado.

Um empréstimo à Rússia está a ser negociado, mas nem os russos estão a salvo, a fazer fé nas notícias que vêm de Mosocvo e nas constantes suspensões e interrupções da actividade na bolsa daquele país.

Confesso que não esperava uma declaração de falência de um país, pelo menos não uma como a que o Governo da Islândia fez. Sempre imaginei que os estados ficassem endividados, entrassem em crise, mas a simples imagem de todo um país a delcarar bancarrota é extremamente forte e sugestiva da natureza e dimensão da crise que vem afectando todo o Mundo Ocidental – e que se vai alastrando para Oriente.

Sem dinheiro, um Estado não pode funcionar. O problema é que, ao contrário de uma empresa, um País não pode fechar as portas e colocar um grande sinal “falência” à porta.

O Estado continua a acordar todos os dias e a ter de resolver os problemas das pessoas. Sem dinheiro, isso fica ainda mais complicado.

A crise está aí, a recessão está à porta e, pela primeira vez em muitos anos, até nem ficamos tristes quando ouvimos o Governador do Banco de Portugal dizer que a economia vai crescer à volta de 0,6%. Antes isso, do que ter de anunciar a falência do sistema e das instituições.

Com os Estados falidos, quem pode suportar os ‘Planos Paulson’ deste Mundo, que têm aparecido um pouco por todo o lado?

Esta entrada foi publicada em Política, Sociedade. ligação permanente.

Uma resposta a Pode um país declarar falência?

  1. luis silva diz:

    Quem se vai lixar (com F bem grande) vai ser o mexilhão. Vai demorar mas vai acontecer. Vão ver…

    Por falar em F, já viu a ideia deste rapaz?

    http://www.ajudeumvirgem.org

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s