O debate do ano

De serviço às madrugadas em Carnaxide, reparei logo numa coisa pouco vulgar quando cheguei à estação: a equipa da Edição da Noite estava em peso na redacção.

Por outro lado, a equipa das madrugadas estava apenas representada a 50%, ou seja, só estava eu. Deu tempo para fazer umas chamadas para casa e para dar os parabéns a este menino – foram quase 40 minutos ao telefone, e ainda nada para fazer.

Depois, percebi a razão: a SIC Notícias ia fazer a cobertura do debate entre Obama e McCain e o estado-maior da estação ainda estava em peso para assistir ao debate e para o especial de análise e comentário que se seguiu.

Entretanto, tive tempo para sintonizar a CNN e ouvir e ver o debate. Principal conlcusão é que McCain surpreendeu pela positiva e – a meu ver – venceu o debate.

Melhor, venceu a primeira hora de debate, com uma postura agressiva, sem ser ofensivo, incisivo sem ser exagerado e sem nunca deixar de atacar algumas das principais questões que afectam os americanos.

Por outro lado, Obama parecia cansado, confuso e com pouca vontade de discutir com McCain – lembram-se de Gore em 2000?

No entanto, no momento em que McCain se começou a fazer passar por vítima de ataques pessoais e acusou Barack de não se distanciar dos mesmos, o velho republicano perdeu a mão que tinha sobre o Senador democrata e permitiu que Obama equilibrasse os pratos.

Obama conseguiu equilibrar as coisas mas não deslumbrou e não parecia o super-candidato com 14 pontos de vantagem sobre McCain nas sondagens. De facto, estava à espera de muito mais de um político que se julga ser a solução para os males da América e do Mundo.

Se calhar, por esperar tão pouco de McCain é que fiquei tão agradavelmente surpreendido com a postura e o esclarecimento evidenciado em certos temas – concordando ou não com as suas posições, pelo menos ficou claro aquilo que McCain defende.

Na noite que ficou famosa pelas referências ao Joe, o canalizador, McCain esteve globalmente melhor do que Obama, mas não o suficiente para recuperar da desvantagem. Tem até dia 4 para o fazer. Conseguirá?

Esta entrada foi publicada em Política. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s