Mahmoud quem?

Ontem, no intervalo do jogo na Luz entre Benfica e Naval, a TSF passou um curto noticiário com as principais notícias do país e do Mundo.

Uma das novidades que fazia parte do alinhamento era o pedido de eleições antecipadas por parte de Tzipi Livni, líder do Kadima, ao presidente de Israel.

Até aqui, nada de extraordinário. O problema surgiu quando o presidente de Israel passou a ser… Mahmoud Abbas. Por mais do que uma vez, o presidente de Israel – Shimin Peres para quem não sabe – foi ‘confundido’ com o Presidente da Autoridade Nacional Palestiniana, naquela que é suposta ser a rádio das rádios em Portugal – pelo menos no que ao acompanhamento político diz respeito.

Tendo em conta a realidade sócio-política daquela região do globo, as tensões históricas entre palestinianos e israelitas, pedia-se maior trabalho de pesquisa e de informação da jornalista em causa – no caso, legítimo mas pouco compreensível, de não saber quem é o presidente de Israel – no sentido de fornecer a informação mais exacta e criteriosa.

Erros acontecem a todos. No entanto, não consigo deixar de pensar que uma falha deste tipo ultrapassa em larga escala uma simples gralha e trata-se, isso sim, de um lacuna gravíssima e que prejudica a relação – neste caso específico – do ouvinte com a notícia, afectando o potencial de credibilidade atribuído à estação.

No meu caso, deixei imediatamente de ouvir a TSF e foram os comentários da RTP a guiarem-me pela vitória do Benfica.

Esta entrada foi publicada em Diversos, Eclipses, Política. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s