Stuck in the middle with you, Mr. Blonde

Quando Quentin Tarantino escreveu “Reservoir Dogs”, reservou para Michael Madsen o papel mais ‘cool’ do elenco: Mr. Blonde, um ladrão e assassino que gosta daquilo que faz, mas que não trai os amigos e colegas.

Blonde, depois de uns anos na prisão, é resgatado para mais uma operação, desta vez ao lado de outros criminosos, menos engenhosos e menos violentos do que ele. O assalto ao banco corre mal, uma vez que um dos ladrões – Mr. Orange – é, na verdade, um polícia sob disfarce.

Mas, a ideia aqui não é contar a história. É, isso sim, documentar uma das mais brilhantes e brutais cenas de tortura no cinema do século XX. Mr.Blonde, o tal tipo duro, agressivo e para quem a palavra compaixão simplesmente não existe, muito menos para polícias, senta-se ao colo do senhor guarda e, calmamente, corta-lhe a orelha. A cena, repleta de sangue e, claro está, de um orelha, é tremendamente suavizada e ironicamente aligeirada pelo “efeito” Tarantino, que neste momento do filme se observa pela escolha da banda sonora: “Stuck in the Middle with you”, a faixa mais popular dos “Stealers Wheel” e que regressou aos tops quando o filme foi lançado, em 1992.

Reservoir Dogs é o primeiro filme realizado por Quentin Tarantino e marca a tendência para o futuro – talvez, com “Jackie Brown” à parte. A personagem de Madsen é o espelho daquilo que viria a seguir, principalmente em Pulp Fiction, com os fatos, o estilo e a atitude de Samuel L. Jackson e John Travolta.

Mas, e tirando o momento “bíblico” de Samuel L. em Pulp Fiction, não há nenhum outro frame do cinema de Tarantino que ultrapasse este, quer ao nível do sangue e da brutalidade, quer ao nível da inteligência, simplicidade e, por que não, do humor com que todo o cenário é construído. É, verdadeiramente, épico.

Ah! E vejam o clip todo até ao fim. Nunca se sabe o que poderá acontecer quando a música acabar…

Esta entrada foi publicada em TV & Cinema. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s