Um empurrãozinho

A Casa Branca já decidiu. A GM e a Chrysler vão mesmo ser ajudadas com recurso ao Plano Paulson. Ao todo, o auxílio às duas fabricantes em situação difícil vai custar 17,4 mil milhões de dólares ao Estado americano.

Em contrapartida, as remunerações dos directores vão ser sensivelmente cortadas e as empresas têm até 31 de Março para apresentarem um plano de reestruturação viável. Caso não o façam, terão de declarar falência e restituir cada cêntimo do dinheiro agora emprestado.

A ajuda não é consensual por algumas razões. A primeira, tem a ver com o facto de Congresso e Senado terem aprovado o Plano Paulson para apoiar a banca e não empresas que tomaram más decisões de negócios e que acabaram por pagar o preço desses enganos.

A outra razão está intimamente ligada à primeira. Não parece ser particularmente inteligente despejar mais de 17 mil milhões de euros nas mãos de duas administrações que não se mostraram particularmente competentes na gestão das empresas, levando ambas a registar prejuízos recordes. Isto para não falar na falta de intuição para ler o mercado, fartando-se de colocar à disposição das pessoas produtos que não interessavam ao cliente.

Porém, a estes argumentos respondem os democratas e a Administração Bush com a necessidade de preservar os empregos das quase 3 milhões de pessoas que dependem da indústria e com a introdução no empréstimo de cláusulas específicas e rígidas ao nível dos gastos, investimentos e projectos futuros das duas construtoras.

A decisão foi tomada e apenas o tempo dirá se se tratou de um necessário balão de oxigénio – e nada mais do que isso – ou, por outro lado, de um primeiro passo rumo à recuperação de duas das três maiores fabricantes automóveis dos Estados Unidos.

Qualquer que seja a resposta, o sector automóvel – principalmente o norte-americano –  jamais voltará a ser o mesmo depois desta crise.

Esta entrada foi publicada em Política, Sociedade. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s