Quanto vale Ronaldo?

Quanto vale para um país ter o Melhor Jogador de futebol do Mundo? O que ganha Portugal com isso? Turistas? Investimento estrangeiro? Maior visibilidade desportiva? Mais reconhecimento internacional?

Infelizmente, não ganhamos muito com a vitória de Ronaldo. A marca Ronaldo é das mais valiosas no mercado desportivo, mas quem ganha com isso são Cristiano e o Manchester United.

Portugal, e neste caso concreto a Federação Portuguesa de Futebol, não lucra directamente com o prémio do seu melhor jogador. Ronaldo apenas vem jogar de vez em quando com a Selecção e não existe por cá uma efectiva estratégia de marketing que promova os produtos da Selecção Nacional. Basta especular se um jovem japonês, fã do jogador, prefere comprar o jersey do Manchester United ou a camisola 7 da Selecção Nacional? O maior nome e projecção do clube britânico levam-nos a especular que eles vendem melhor o nosso produto do que nós alguma vez conseguiríamos.

Em termos turísticos, parece-me pouco viável pensar que grupos de turistas asiáticos, europeus ou americanos venham passar férias a Portugal por ser a terra de Cristiano Ronaldo, o melhor do Mundo em 2008. Nem me parece legítimo acreditar que não vai faltar por aí investimento estrangeiro, empresas interessadas em gastar dinheiro no país que viu nascer o grande responsável pelo ano dourado do Manchester United.

Desportivamente, também não ganhamos muito com isto. Os craques do futebol europeu não vão passar a querer jogar em Portugal, apenas por ser a liga onde Ronaldo marcou os primeiros golos e driblou os primeiros adversários. Muito menos, vai a nossa liga registo uma subida na qualidade dos espectáculos por cá praticados e número de espectadores nos estádios.

Quanto muito, o Sporting pode desfraldar a bandeira de clube formador de dois vencedores do prémio de melhor do Mundo: Figo e Ronaldo. Mas, isso motivará alguém a vir jogar para junto de Liedson? Aparentemente, nem o Moutinho quer continuar por lá….

A Selecção Nacional também não lucra muito mais com isto. Ronaldo já era o jogador mais perigoso da equipa e aquele que era objecto de marcação individual pelos adversários. Já era a ele que os colegas entregavam a bola, esperando uma qualquer solução milagrosa. E, também já era ele quem teimava em não jogar com a camisola das quinas ao mesmo nível daquele evidenciado em Old Trafford.

Portanto, o prémio significa o reconhecimento pelo mérito e valia de Cristiano Ronaldo e é inteiramente merecido. Marcar 42 golos numa temporada, ganhar a Premier League, a Liga dos Campeões, o Campeonato Mundial de Clubes, a Bota de ouro e a Bola de ouro é algo que apenas está ao alcance dos predestinados. O prémio de Melhor do Mundo em 2008 é seu por direito.

Nós por cá, ficamos com o orgulho de ver um compatriota ganhar um prémio que consagra o melhor dos melhores no desporto que mais multidões move no Mundo. E pouco mais. O prémio é de Ronaldo. Nós apenas aplaudimos.

Esta entrada foi publicada em Diversos, Sociedade. ligação permanente.

Uma resposta a Quanto vale Ronaldo?

  1. julio diz:

    vale caca

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s