Nick, dá cá uma abraço homem!

Está de parabéns o baterista de uma das mais míticas e místicas bandas de sempre da música rock, os Pink Floyd. Nick Mason, amante do desporto automóvel, com uma das colecções de carros antigos mais valiosas da Grã-Bretanha, completa hoje 65 anos de vida.

Para muitos, Mason será sempre o mais sortudo de todos os músicos. Baterista vulgar, encontrou a sorte quando conheceu Roger Waters numa universidade de Londres a estudar arquitectura – também por lá andava Richard Wright, um teclista com a mania. E, como tocava umas coisas, chamaram-no para baterista de um conjunto amador lá do sítio.

Para outros, Mason é um músico cheio de qualidade que contribuiu com visão e mestria para a criação daquilo que ficou conhecido como sendo o “som” floydiano. Para além de baterista, Nick Mason era quem fazia os cortes nas fitas das gravações (com Waters) e também era o responsável pelas gravações in loco de alguns sons ambiente que fazem parte do imaginário floydiano, como os aviões que se ouvem em “Final Cut”.

Pessoalmente, acho que lhe falta alguma técnica para ser um virtuoso da bateria. No entanto, tem de ter alguma coisa de especial para poder dizer – e com toda a razão – que é o único dos cinco membros oficiais da banda que nunca deixou os Pink Floyd, fazendo parte do grupo desde a sua concepção.

Independentemente da sua qualidade técnica, ou falta dela, será sempre pela música que Mason será conhecido. E, apesar de não haver registos de grandes solos de bateria na discografia dos Floyd, basta fazer uma visita à desabitada ilha de Pompeia para descobrir um Mason, mais novinho e com uma camisola azul demasiado justa e uma fita no cabelo, a arrebentar com tudo em “One of these days”.

Afinal, ele até sabia tocar umas coisas…

Parabéns, Nick.

Esta entrada foi publicada em Cultura, Diversos, Eclipses, Música. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s