Não era por este que o Dragão ia chorar?

Ricardo Quaresma vai para o Chelsea por empréstimo. O internacional português não conseguiu impor o seu futebol no Inter de Mourinho – alguém achava que ia conseguir? – e depois de desiludir no Calcioprepara-se para jogar na Premier League, ao lado de uma legião de jogadores portugueses e treinado pelo antigo seleccionador, Scolari – que, a fazer fé na imprensa inglesa, pode até nem se aguentar muito mais tempo em Stamford Bridge.

Quaresma marcou um golo em meia temporada – e foi sem querer. Eleito o pior jogador do Calcio em 2008, o jogador que disse que as bancadas do Dragão iam chorar pela sua ausência e que se sentia grande demais para o futebol português, vai agora tentar a sua sorte em Inglaterra.

A palavra fracasso não deixa de ecoar um pouco pela carreira de Quaresma, que sempre que tentou a sua sorte lá fora nunca encontrou o sucesso. Cá, brilhou no Sporting e no FC Porto. Lá por fora, foi uma sombra na Catalunha e em Milão. Se Scolari não o recuperar, arrisco-me a dizer que Pinto da Costa fez um negócio brilhante: vendeu por 18 milhões um jogador que se arrisca a só dar prejuízo a quem comprou o seu passe. E Quaresma paga pela birra que fez na pré-temporada.

Dito isto, acho Quaresma um génio. Porém, no futebol isso não chega. É preciso trabalhar e querer ser o melhor. Medir o talento é difícil, mas não me parece que Cristiano Ronaldo tenha muito mais talento do que Quaresma. O que ele tem é maior capacidade de trabalho e uma força mental que não encontra paralelo. Pelo menos, não nos seus compatriotas.

Quaresma é bom. Mas nunca vai ser grande enquanto não melhorar o seu comportamento no treino e adoptar uma atitude ganhadora. Enquanto assim não for, Quaresma vai ser apenas “o tipo das trivelas”. Que, diga-se, em Itália não correram muito bem. A ver vamos como se safa em Inglaterra. À selecção dava jeito um bom Quaresma. Veremos se o encontramos em Londres. Duvido, mas…

Já agora, será que o Jesualdo o aceitava de volta?

Esta entrada foi publicada em Desporto. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s