É preciso tê-los grandes

Há uns meses atrás, o Governo norte-americano salvou a seguradora AIG de uma falência mais do que certa. Injectando capital público, a Administração Bush conseguiu impedir a derrocada total da empresa, salvaguardando também os interesses dos cidadãos.

Passados uns meses, já Bush não é Presidente e a Casa Branca virou para os lados do partido Democrata, eis que a AIG decide premiar os seus administradores com um bónus de 165 milhões de euros.

Ora, eu não tenho nada contra premiar aqueles que fazem parte de empresas que acabam por lucrar. Porém, quando estamos a falar de um das empresas que mais beneficiou do plano de ajuda do Estado americano, era de esperar por parte dos administradores um outro tipo de comportamento.

Atribuir prémios a gestores que contribuíram para a falência de uma empresa, apenas evitada pela pronta acção do Estado, parece-me de todo detestável e uma autêntica desconsideração e falta de educação para com os contribuintes norte-americanos. Os administradores da AIG deveriam ser os primeiros a rejeitar o bónus, com base num código de moral e de valores que, infelizmente, há muito que desapareceu das normas de conduta no Mundo dos negócios.

Bem esteve o Secretário do Tesouro dos EUA, Timothy Geithner, que prontamente referiu que a AIG vai ter de devolver os 165 milhões de dólares pagos aos administradores e que o Governo vai cortar esse valor ao pacote de ajudas conferido à empresa.

Com um descaramento dessa natureza, das duas uma: ou são burros, ou têm uns tomates do tamanho de uma bola de futebol.

Esta entrada foi publicada em Política, Sociedade. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s