Oito anos de vergonhas, umas atrás de outras

A administração Bush vai ficar na história como um capítulo cinzento na história dos Estados Unidos. A desconsideração pelos assuntos internos facilitou a eclodir de uma grave crise económica, agravada por uma subida galopante dos números do desemprego.

Mais, a obssessão militar enfraqueceu a posição dos Estados Unidos no Mundo e tornou o país num alvo ainda maior para ataques terroristas. A posição do “quero, posso e mando” de Bush e companhia serviu os interesses de todos menos daqueles que procuravam a paz.

E, um dos mais ridículos e horríveis nomes desta administração é Dick Cheney, vice-presidente de G.W. Bush. Cheney que foi notícia esta semana por ter ignorado uma directiva do Presidente e autorizado a tortura de prisioneiros de guerra no Iraque e no Afeganistão  – para além de ter encomendado aos militares a constituição de um esquadrão de assassinos.

Agora, os média e os políticos norte-americanos discutem a possibilidade de Cheney ser chamado a responder pela prática de crimes de guerra. E Cheney sabe que esse é um julgamento ao qual ele não vai resistir. Muito menos com uma Administração que se tem esforçado por fazer exactamente o oposto da anterior em matéria de política externa.

Para quem quiser saber mais sobre os males que têm afectado “tricky” Dick, ficam aqui algumas sugestões de leitura:

Esta entrada foi publicada em Política. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s